Cursos

GUITARRA

A programação do curso de guitarra oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante. Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo do instrumento, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo, já que vão fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa ter as bases necessárias para desenvolver uma prática consistente de improvisação e composição.

Para o estudo de improvisação, a criatividade deve ser sempre estimulada. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo material de playbacks dos mais variados estilos para praticar em casa, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho. As técnicas específicas do instrumento, tais como palhetada, ligaduras, pizzicato, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em todos os modos derivados das principais escalas. O curso contém também estudos abrangentes sobre arpejos e amplas possibilidades de aplicações.

O estudo de frases dos mais variados estilos tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.

O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.

VIOLÃO POPULAR

Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo do violão, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo de aprendizado. A programação do curso de violão oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que as necessidades e expectativas do estudante estejam em sintonia com o material a ser estudado.

O estudo de práticas interpretativas é também um importante alicerce para este curso. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de métodos voltados para o instrumento e que são reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do estudante. As técnicas específicas do instrumento, tais como campanella, ligados, pizzicato, arpejos, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em nos modos derivados das principais escalas é utilizado também como ferramenta metodológica.

O estudo de peças dos mais variados autores e métodos de violão tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.

O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.

BAIXO ELÉTRICO

O curso de Baixo Elétrico oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com o gosto musical e nível do estudante. Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo das técnicas específicas do instrumento, tais como pizzicato, muted grooves e outras, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo, já que vão fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa ter as bases necessárias para desenvolver uma prática consistente de condução em diferentes estilos.

Para a criação de linhas de baixo, a criatividade é um ponto essencial. O aluno é sempre estimulado a criar com as técnicas específicas do baixo, e que são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de sonoridades. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo material de playbacks dos mais variados estilos para praticar em casa, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho.

O estudo de grooves dos mais variados estilos tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.

O curso contém também estudos abrangentes sobre arpejos e amplas suas possibilidades de aplicações, sendo que estes materiais são abordados a partir de digitações adequadas ao instrumento, ou seja, sempre visando o conforto e a execução correta por parte do estudante, evitando futuros problemas por movimentos repetitivos e aberturas inadequadas adaptadas de outros instrumentos.

O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante. Os assuntos estudados podem ser aplicados tanto em baixos mais tradicionais de 4 cordas, como também de 5 ou 6 cordas, com ou sem trastes.

CANTO

Durante as aulas de canto, o aluno terá acesso a diversos exercícios para desenvolver a afinação, para aprender a respirar corretamente e para aprender a pronunciar de forma adequada os diversos tipos de fonemas. Assuntos relacionados à consciência corporal também são abordados, de forma que o aluno possa conhecer e utilizar corretamente o seu aparelho fonador.

Diversas técnicas específicas do canto são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens do assunto. O estudo de práticas interpretativas é também um importante elemento para este curso. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de métodos voltados para o estudo do canto e que são reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do estudante, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho durante as aulas.

O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.

TECLADO

O programa montado pelo curso de teclado oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante. Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo do instrumento, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo, já que vão fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa ter as bases necessárias para desenvolver uma prática consistente de improvisação e composição.

Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo material de playbacks dos mais variados estilos para praticar em casa, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho, assim como tem acesso a um amplo material em pdf rigorosamente selecionado. As técnicas específicas do instrumento são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento.

O estudo das mais variadas técnicas pianísticas é abordado no curso, o que faz com que o aluno desenvolva a capacidade de trabalhar com diferentes tipos de repertório e que podem trazer dificuldades distintas. O uso de diferentes timbres e tecnologias, através de equipamentos de excelente qualidade disponíveis para o estudante durante as aulas, faz com que o aluno tenha um estímulo muito maior para o aprendizado, já que o contato com o que existe de mais moderno em termos de amplificadores, efeitos, simuladores e instrumentos não pode, de forma alguma, estar desvinculado do aprendizado.

O estudo de músicas dos mais variados estilos tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.

O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.

PIANO

Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo técnico do instrumento, os aspectos relacionados à estruturação musical e harmonia são parte essencial do processo de aprendizado, já que vão fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa ter as bases necessárias para desenvolver uma prática consistente de interpretação, mas também de composição e improvisação se assim desejar.

O programa oferecido no curso de piano do Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.

O estudo das mais variadas técnicas pianísticas é parte essencial do curso, o que faz com que o aluno desenvolva a capacidade de trabalhar com diferentes tipos de repertório e que podem trazer dificuldades distintas. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de material didático para estudo específico do instrumento, o que certamente será de grande relevância para o desenvolvimento técnico e de repertório do aluno. As técnicas específicas do instrumento são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. O estudo de exemplos musicais das mais variadas épocas e estilos tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar, através de exemplos práticos, como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica.

Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições e métodos utilizados, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet, e que muitas vezes acabam por frustrar o aluno que busca uma formação mais criteriosa.

CAVACO

Embora grande parte do curso de cavaco tenha uma abordagem voltada para o estudo dos diversos tipos de acompanhamentos no samba e no choro, os aspectos relacionados à estruturação e leitura musical são parte essencial do processo de aprendizado, já que para a capacidade de ler as melodias é bastante importante para quem quer tocar choro. A programação do curso de cavaco oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborada de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.

As técnicas específicas do instrumento, tais como palhetada, ligados, , ritmos, arpejos, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em todos os modos derivados das principais escalas. O estudo de práticas interpretativas é também um importante elemento para este curso. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de métodos voltados para o instrumento e que são reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do estudante, o que certamente colabora bastante para um melhor desempenho.

O estudo das melodias e acompanhamentos de peças dos mais variados autores pode mostrar como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório, que embora na maior parte das vezes está no universo do samba e choro, é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.

O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.

UKULELE

Este instrumento, que é cada vez mais popular, pode ser usado em diversos estilos musicais. O curso de ukulele, de forma geral, traz grande ênfase no estudo de diversos tipos de acompanhamentos, entretanto aspectos relacionados à estruturação, leitura musical e harmonia são parte essencial do processo de aprendizado, já que para a capacidade de ler as melodias é bastante importante para quem quer tocar o instrumento. A programação do curso de ukulele oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.

As técnicas específicas do instrumento, tais como palhetada, ligados, , ritmos, arpejos, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens no instrumento. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em todos os modos derivados das principais escalas. O estudo de práticas interpretativas é também um importante elemento para este curso. Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de métodos voltados para o instrumento e que são reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do estudante deste instrumento.

O estudo das melodias e acompanhamentos de peças dos mais variados autores pode mostrar como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados em diferentes estilos, além de ser uma estimulante maneira de se estudar a técnica. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet.

O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.

BANJO

O Banjo brasileiro, assim como o cavaco, possui 4 cordas. Segundo consta, o instrumento foi popularizado nas rodas de samba do Brasil em meados da década de 1970 com o cantor e compositor Almir Guineto. O banjo é utilizado com o mesmo número de cordas e afinação do cavaquinho, porém apresenta um timbre mais grave. Hoje em dia o Banjo é frequentemente tocado por diversos músicos em variadas vertentes do samba.

Apesar das diferentes características de construção e timbre, diversos pontos em comum existem entre a abordagem do banjo e do cavaco. Assim, embora o curso tenha uma abordagem voltada para o estudo dos diversos tipos de acompanhamentos no samba e no choro, os aspectos relacionados à estruturação e leitura musical são parte essencial do processo de aprendizado. A programação do curso de cavaco oferecido no Espaço Musical Ivan Barasnevicius é elaborada de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.

As técnicas específicas do instrumento, tais como palhetada, ligados, ritmos, arpejos, entre outras, são abordadas de forma a oferecer para o aluno um amplo repertório de abordagens. Um amplo estudo dos mais variados tipos de progressões melódicas para aplicar em todos os modos derivados das principais escalas.

O estudo das melodias e acompanhamentos de diferentes vertentes do samba pode mostrar como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar técnica. O repertório, que embora na maior parte das vezes está no universo do samba e choro, é selecionado de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições utilizadas, que são criteriosamente selecionadas de fontes confiáveis.

O material é organizado de forma progressiva e coerente, de forma a estimular a compreensão e consequente desenvolvimento por parte do estudante.

BATERIA

Embora seja uma abordagem voltada principalmente para o estudo técnico do instrumento, o curso de bateria oferecido pelo Espaço Musical Ivan Barasnevicius busca fornecer as ferramentas básicas para que o aluno possa desenvolver uma prática consistente, independente do seu nível no instrumento. O programa oferecido neste curso é elaborado de forma que o material a ser estudado esteja em sintonia com as necessidades e expectativas do estudante.

O estudo dos mais variados ritmos é parte essencial do curso. Pop, rock, blues, ritmos brasileiros e jazz, entre outros, fazem parte do material abordado nas aulas de bateria, o que faz com que o aluno desenvolva a capacidade de trabalhar com diferentes tipos de repertório. O estudo de exemplos musicais dos mais variados tem um papel muito importante durante o processo de aprendizado, já que pode mostrar como é possível aplicar de forma musical os elementos estudados, além de ser uma estimulante maneira de se estudar música.

Além da interação durante as aulas, o aluno tem acesso a um amplo acervo de material didático para estudo específico do instrumento, o que certamente será de grande relevância para o seu desenvolvimento. As técnicas específicas do instrumento, tais como rudimentos, coordenação motora, percepção de tempo, sempre com exercícios específicos desenvolvidos para cada aluno, são abordadas de forma a oferecer um amplo repertório de abordagens no instrumento.

Durante as aulas, prezamos sempre pela total qualidade das transcrições e métodos utilizados, de forma a evitar um dos principais problemas dos estudantes de música atualmente, ou seja, as transcrições de qualidade ruim amplamente difundidas pela internet, e que muitas vezes acabam por frustrar o aluno que busca uma formação mais criteriosa.

ÁUDIO E PRODUÇÃO EM HOME STUDIO

É um fato que diversos trabalhos musicais premiados e reconhecidos mundialmente foram produzidos em estúdios caseiros. A popularização cada vez maior de equipamentos de áudio de melhor qualidade e ao mesmo tempo mais acessíveis, somada a uma imensa disponibilidade de conteúdo gratuito sobre os mais diversos assuntos do universo do áudio e da produção musical fez com que um número muito maior de pessoas puderam se beneficiar desses recursos, o que certamente é algo positivo.

Mas existem algumas dúvidas que certamente aparecerão para todos logo em seguida, como por exemplo:


1) Quais equipamentos preciso adquirir?

2) Como se opera o software depois de gravar?

3) Por que minha mixagem soa mal quando comparada com outros trabalhos profissionais?

O que motiva estas perguntas provavelmente é a falta de CONHECIMENTO técnico e prático sobre áudio e os processos que envolvem cada etapa de uma produção.

Seria possível resolver esses problemas apenas pesquisando na internet de forma independente? Sim, mas certamente irá custar muito tempo e levar o estudante a inúmeras decepções. Existe muito conteúdo disponível, porém não organizado e nem tudo se aplica diretamente à sua realidade e aos seus objetivos. Além disso, existem muitas pessoas despreparadas falando sobre assuntos que na verdade ainda não dominam, quando se é iniciante em um determinado assunto fica muito difícil ter condições de selecionar o que é realmente importante estudar e por onde começar. Se você é um artista independente certamente terá objetivos e necessidades diferentes de alguém que irá gravar locuções para publicidade ou até mesmo produzir vídeos para o Instagram ou Youtube.

Assim, no nosso curso de produção musical que oferecemos no EMIB os assuntos e objetivos serão escolhidos de forma a ir direto ao que interessa para o desenvolvimento do aluno, ganhando tempo e obtendo melhores resultados.

Como exemplo, selecionamos alguns tópicos que ilustram os assuntos mais procurados por nossos alunos:


  • 1) Mixagem
  • 2) Volumes e PAN
  • 3) Equalizadores e Filtros
  • 4) Compressão individual, em série e paralela
  • 5) Efeitos de modulação: Chorus, Phaser, Flanger e Pitch Shifter
  • 6) Reverb e Delay
  • 7) Automações
  • 8) Equipamentos
  • 9) Fones de ouvido ou monitores? O que é melhor para meu caso?
  • 10) Interface de áudio. Quantas entradas? Qual a resolução?
  • 11) Microfones dinâmicos ou condensadores?
  • 12) Qual plataforma de áudio (DAW) é a mais indicada?
  • 13) Plug ins e Ferramentas úteis
  • 14) VSTs
  • 15) Instrumentos virtuais (VSTI)
  • 16) Instalação, organização e otimização
  • 17) Softwares complementares (Melodyne, Izotope RX)
  • 18) Restauração de áudio
  • 19) Remoção ruído elétrico
  • 20) Atenuação de saturação e “clipagem”
  • 21) Remoção de ruído mecânico
  • 22) Reparação de espectro
  • 23) Edição:
    • Básico: selecionar, cortar, copiar/colar
    • Emendas, fades
    • Colocar no tempo (quantização), sincronizar faixas
    • Afinação de voz
  • 24) Masterização
    • Volume de Master
    • Formatos para Spotify, Youtube, CD, DVD

LINGUAGENS MUSICAIS DO SÉCULO XX

Apreciação Musical aliada com um pouco de História da Música e suas Linguagens no Século XX.

É de praxe, em muitos cursos de música, que algumas disciplinas são cursadas e os alunos não visualizam qualquer relação entre os conteúdos. Cursam "História da Música" e não escutam esta música. Estudam técnicas avançadas de Harmonia, procedimentos contrapontísticos como o dodecafonismo, por exemplo, e não ouvem as respectivas músicas com estas estratégias. Isso é um grande equívoco.

Neste curso, a ideia é que haja uma interação dos conteúdos, para que o aluno construa o conhecimento de uma forma prática e sem rodeios.

Aqui, os alunos terão como oportunidade:



Tópicos abordados:


  • Pensamentos na História:
    • Pensamento Linear
    • Pensamento Espiral
  • Idades da Pré-História e da História
  • Previsões
  • Impressionismo:
    • Claude Debussy
    • Maurice Ravel
    • Eric Satie
  • Grupo dos Seis (Le Six):
    • Manifesto de Jean Cocteau
  • Expressionismo:
    • A Segunda Escola de Viena:
      • Arnold Schoenberg
      • Anton Webern
      • Alban Berg
    • Pantonalidade (Atonalismo Livre)
    • Klangfarbenmelodien (Melodia de Timbres)
    • Miniaturas / Aforismos / Concreção Formal
    • Técnica Dodecafônica
  • Música Futurista:
    • Manifestos:
      • Manifesto dos Músicos Futuristas
      • Manifesto Técnico da Música Futurista
      • A arte dos Ruídos: Manifesto Futurista
    • Luigi Russolo e Antonio Russolo
    • Francesco Balilla Pratella:
  • Béla Bartók
  • Neoclassicismo:
    • Maurice Ravel
    • Igor Stravinsky
    • Paul Hindemith
  • Edgard Varese
  • Pontilhismo
  • Serialismo Integral
  • Olivier Messian
  • 1958 - Exposição Universal e Internacional de Bruxelas (Bélgica)
  • Charles Ives
  • Henry Cowell
  • John Cage
  • Milton Babbit
  • Música Aleatória / Indeterminada:
    • Escola de Nova York
  • Música Eletroacústica (Música Acusmática):
    • Música Concreta:
      • Pierre Schaeffer
    • Música Eletrônica:
      • Karlheinz Stockhausen
      • Técnica de Grupos
      • Serial
      • Concretização da Música Eletrônica
    • Música Eletroacústica Mista
      • Luciano Berio
    • Tape Music
    • Live Electronic Music
  • Pierre Boulez
  • Música Estocástica:
    • Iannis Xenakis
  • Improvisação Livre:
    • Derek Bailey
    • Evan Parker
    • Globe Unity Orchestra
  • Minimalismo:
    • 1º Fase
    • 2º Fase
    • Steve Reich
    • Philip Glass
  • Maximalismo:
    • Flo Menezes

CURSO DE LUTHIERIA

(Setup: manutenção básica de instrumentos musicais)


O objetivo do curso de luthieria e manutenções básicas em instrumentos de cordas é colocar o estudante em contato com os detalhes do funcionamento dos mais comuns instrumentos musicais de cordas, tais como guitarras, violões e baixos elétricos, assim como sua manutenção e reparos. O público alvo é formado por estudantes de música ou instrumentistas já formados, que buscam melhor compreender a construção e a manutenção de instrumentos de cordas. As aulas possuem 1 hora de duração, individuais, e acontecem uma vez por semana, e podem ser feitas no formato presencial ou online.

Durante o curso, diversos tópicos são abordados, tais como:

Apresentação dos principais instrumentos musicais de corda: explicação sobre a construção de cada instrumento, partes, afinação, diferenças de instrumentos maciços para instrumentos acústicos; principais ferramentas utilizadas para realizar a manutenção de um instrumento musical de cordas. dicas para melhor conservação do instrumento: cuidados necessários para manter o instrumento em bom estado; polimento de trastes, hidratação e limpeza de escala, limpeza do instrumento, lubrificação de hardware, limpeza do instrumento, sugestões de como guardar o instrumento;tipos de cordas e colocação delas no instrumento. detalhamento da parte elétrica nos principais instrumentos musicais de corda e reparo de defeitos, assim como troca de componentes e blindagem; ajuste e confecção de nut e rastilho no instrumento; regulagem básica do instrumento, realização de ajuste de tensor, oitavas, ponte, altura de cordas, polimento de trastes, limpeza e hidratação de escala, limpeza e lubrificação de pontes e tarraxas; tipos de pintura e tintas utilizadas nos instrumentos musicais; eliminação de pequenos riscos da pintura.

De forma geral, os instrumentos trabalhados neste curso introdutório guitarras, baixos e violões acústicos e elétricos. Caso o aluno possua um instrumento fora deste contexto, será analisada a possibilidade de trabalhar com ele.

Para o início do curso, alguns materiais, acessórios e ferramentas são necessários, porém outros itens podem ser solicitados ao longo das aulas. O instrumento musical a ser trabalhado, assim como os acessórios, serão por conta do aluno. No caso de aulas online, o aluno também precisará ter as ferramentas necessárias para utilização durante as aulas.

Empresas parceiras do EMIB:

Estúdio A Chave

Chenta's House Studio

Espaço Musical Ivan Barasnevicius


EMIB - Espaço Musical Ivan Barasnevicius

Rua Saioá, 1537 - Ipiranga - São Paulo/SP - CEP 04124-120

(próximo ao metrô Santos-Imigrantes)

Whatsapp: +5511 96583.6593

CNPJ: 29.605.092/0001-15

I.E.: 119.001.607.116